Exames

Ampla variedade de exames de diagnóstico

Ressonância Magnética de Mama

Compartilhe:

Caro (a) paciente,
Em breve você realizará o exame de Ressonância magnética, método radiológico que permite visualizar estruturas anatômicas de forma não invasiva ou indolor, podendo ser necessário o uso de contraste endovenoso.

Critérios de realização
•    Este exame é realizado somente com solicitação médica. Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer até o final do procedimento.
•    Todos medicamentos de uso contínuo devem ser ingeridos no horário habitual com pequena quantidade de água, especialmente os medicamentos relacionados ao coração e ao controle da pressão arterial.
•    Este exame é realizado em gestantes, com indicação médica.
•    Para as pacientes que estão amamentando, recomenda-se a extração do leite antes do exame para ser administrado por até 12h após a injeção do contraste. Em caso de dúvida entre em contato conosco para maiores esclarecimentos sobre a segurança do procedimento.
•    Para as indicações de uso do contraste, é necessário apresentar o resultado de Creatinina recente (realizado nos últimos 60 dias) em pacientes acima de 70 anos, ou com as seguintes condições clínicas: quadro de doença renal aguda ou crônica, realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias.
•    Caso em exames anteriores de ressonância magnética ou tomografia computadorizada o cliente tenha apresentado quadro de alergia após a utilização do contraste informar no momento do agendamento, assim como alergia a outros medicamentos.
•    Solicitamos que o cliente apresente resultados de exames anteriores relacionados com a área a ser examinada
•    Para a realização do procedimento, é necessário comparecer à unidade com os cabelos secos, sem uso de gel ou creme, sem maquiagem ou qualquer outro cosmético em qualquer parte do corpo, assim como, estar sem joias.
•    - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco.
•    - Quanto a tatuagens e maquiagem definitiva, não há contraindicações absolutas para a realização do exame. Apenas não se recomenda que indivíduos com tatuagens recentes ou maquiagem definitiva, feitas pelo menos um mês antes, sejam submetidos à ressonância magnética. Quando a região da tatuagem e a região do exame coincidem, podem surgir aquecimento e irritação no local em alguns casos. Em tatuagens extensas e escuras, existe a possibilidade de os clientes apresentarem sensação de aquecimento na região durante a execução do exame. Em tais casos, o sintoma deve ser informado ao técnico para a suspensão imediata do procedimento. Diante de urgência na realização da ressonância nas condições anteriormente mencionadas, esses clientes são cuidadosamente monitorados no decorrer do exame para a garantia de sua segurança. Nas demais situações, as pessoas com tatuagens ou maquiagem permanente devem avisar o técnico sobre qualquer sensação incomum notada ao longo do procedimento, a fim de que se possam tomar as precauções adequadas, evitar complicações e assegurar os melhores resultados.
Contra-indicações
- As seguintes condições e materiais contra-indicam a realização da ressonância: Clipes de aneurisma, Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intra-oculares para catarata), Implantes otológicos cocleares, Marca-passo cardíaco, Fixadores ortopédicos externos
- As seguintes condições e materiais são permitidos para a realização da ressonância: Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar, Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas), Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos), Derivação ventriculoperitoneal, Dispositivo intra-uterino (DIU), Stents intravasculares (como stent coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação. 

Preparo
•    Este exame requer jejum de cinco horas. Em caso de sedação o jejum é de 8 horas
•    O exame deverá ser realizado entre o 7º e 14º dia do ciclo menstrual, contando-se a partir do primeiro dia de menstruação da paciente
•    Não utilizar perfume, creme, óleo, desodorantes na região das mamas e axilas antes da realização do exame.
ATENÇÃO!
•    É OBRIGATÓRIO QUE O PACIENTE TRAGA DOCUMENTO COM FOTO E PEDIDO MÉDICO PARA QUE O ATENDIMENTO SEJA REALIZADO.