Exames

Ampla variedade de exames de diagnóstico

Angiotomografia Coronariana

Compartilhe:

Caro (a) paciente,
Em breve você realizará o exame de Tomografia, um exame médico radiológico que permite visualizar estruturas anatômicas de forma indolor e não, sendo necessário o uso de contraste endovenoso.

Critérios de realização
•    Este exame é realizado somente com solicitação médica. Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal
•    Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situação na qual seja absolutamente necessário. Neste caso, entrar em conosco para maiores informações.
•    Para clientes que estão amamentando, recomenda-se a extração do leite antes do exame para ser administrado por até 12h após a injeção do contraste. Em caso de dúvida entre em contato conosco para maiores esclarecimentos sobre a segurança do procedimento.
•    É necessário apresentar o resultado de Creatinina recente (realizado nos últimos 60 dias) em pacientes acima de 70 anos, ou com as seguintes condições clínicas: quadro de doença renal aguda ou crônica, realizado transplante renal ou procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias.
•    Caso tenha apresentado reação alérgica após o uso de contraste assim como alergia a outros medicamentos, iodo, alimentos, bem como como camarão e frutos do mar, favor comunicar no momento do agendamento para orientação quanto ao preparo antialérgico.
Deve-se comparecer à unidade sem materiais metálicos na região do tórax e do pescoço, tais como joias, brincos, correntes ou pingentes, sendo recomendada a retirada de piercings.
•    Caso tenha exames anteriores relacionados ao coração pedimos a gentileza de traze-los.

Preparo
•    Este exame requer jejum de cinco horas. Caso necessário sedação, o jejum é de
8 horas.
•    Não realizar exercício físico antes do exame. Não vir dirigindo ou caminhando para não haja alteração da frequência cardíaca. 

Suspensão de medicamentos
•    O cliente deve suspender, nas 24 horas que antecedem o exame e com o consentimento do médico assistente, o uso de medicamentos que contenham a Metformina (Dimefor®, Glifage®, Glucoformin®, Glucovance® ou Starform®) e a Fenformina (Debei®), que é contraindicado nos exames com contraste iodado endovenoso. A suspensão dessas medicações ainda precisa ser mantida por 48 horas após o exame.

•    Além disso, clientes que fazem uso dos medicamentos Sildenafila (Revatio® e Viagra®), Tadalafila (Cialis®) ou Vardenafila (Levitra® e Vivanza®), não devem usar estes medicamentos nas 48 horas que antecedem o exame e nas 24 horas após o mesmo.

•    ATENÇÃO: Todos os demais medicamentos de uso contínuo devem ser ingeridos no horário habitual com pequena quantidade de água, especialmente os medicamentos relacionados ao coração e ao controle da pressão arterial. A suspensão desses medicamentos pode alterar o ritmo cardíaco, prejudicando o exame.

ATENÇÃO!
É OBRIGATÓRIO QUE O PACIENTE TRAGA DOCUMENTO COM FOTO E PEDIDO MÉDICO PARA QUE O ATENDIMENTO SEJA REALIZADO.