Espaço saúde

Leve uma vida mais saudável

“O coração dói, doutora?”

Compartilhe:
 
Postado por: Dra. Fernanda Dettmann  Postado dia: 21 novembro - 2018

Essa é uma pergunta muito frequente no consultório. Afinal, coração dói ou não? Dói, sim. Mas existem muitas outras causas de dor no peito que não são relacionadas ao coração. Entre elas estão os problemas ortopédicos, como os desvios da coluna, inflamações nas articulações da região e as contrações musculares. As doenças pulmonares, tais como a pneumonia, DPOC e pleurite, também podem causar dores torácicas.
Mas, e o coração, o que o leva a doer? Uma das causas mais conhecidas de dor torácica de origem cardíaca é o Infarto Agudo do Miocárdio, quando ocorre a obstrução ao fluxo sanguíneo para uma região do músculo cardíaco. Esse bloqueio da chegada do sangue leva a isquemia cardíaca, gerando uma dor que, geralmente, é intensa, na região esquerda do tórax, podendo irradiar-se para outras regiões e, frequentemente, acompanhada de náuseas, sudorese fria e falta de ar. Outras doenças que levam a dor cardíaca são a pericardite, inflamação da capa que envolve o coração e algumas doenças das valvas cardíacas. 
Outra causa importante de dor no peito são as doenças da aorta, artéria que leva o sangue do coração ao restante do corpo. Algumas alterações podem causar dores semelhantes ao infarto e serem também muito graves. 
“Então, se meu coração doer eu estou com uma doença muito grave?” Calma! Frente a qualquer desses sintomas, o indicado é conversar com o seu médico e avaliar a necessidade de investigação.  
Prevenção sempre é o melhor remédio!

Dra. Fernanda Dettmann 
- Médica Cardiologista 
CRM/RO 2340 / RQE 718/721 

 

Comente este artigo

Artigos Relacionados

“O coração dói, doutora?”

Semana do sono – Dormir bem, faz bem para a saúde

Entenda método de diagnóstico da dengue na fase inicial

Fique atento aos sintomas do Zika Vírus

Convênios

Conheça nossos convênios